Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Administração do tempo para EaD


Inicio este post com um assunto muito falado e gostaria de transmitir aqui a seguinte ideia, se não entendermos os conceitos dos quais precisamos compreender para desenvolver bem nosso tempo de estudos, não obteremos êxito em um curso a distância e nem mesmo em nossas vidas.

Seguirão aqui algumas conjecturas para que possamos pensar a respeito e integrar em nossas vidas. E digo mais, essas dicas não somente nos auxiliará nos estudos, como promoverá um tempo maior para pensar no futuro de forma planejada.

Trago portanto, algumas dicas para que você implemente em seu dia-a-dia a gestão do tempo de forma eficaz.





Um aluno a distância deve ter consciência de que tem muito menos tempo para estudar do que tradicionalmente um aluno presencial teria, pelo menos é essa ideia com que todos ingressam nessa modalidade, o que nos remete a pensar no uso do tempo de forma mais focada.

O aluno da modalidade EaD é o líder de sua vida, é ele quem se motiva e motiva as pessoas a seu redor, é ele que tem responsabilidades, é ele que se organiza para desenvolver todo seu trabalho diário, é ele que se relaciona com as pessoas, ele é o protagonista de sua história. E se as coisas não caminham como deseja, se pergunte porque...

Quero dizer com isso que o poder da escolha para mudar e ter êxito depende apenas de você, ideia essa que peguei emprestada de um grande amigo de minha família, Christian Barbosa, que nos ensina administrar o tempo para ir em busca dos sonhos, para agir e para criar o tempo de que necessita para alcançar seus objetivos.


Motivação

Para darmos um rumo em nossas vidas precisamos de motivação, ter a capacidade de nos automotivar identificando quais são seus objetivos e expectativas com relação a sua vida, a seu trabalho, a seus estudos e a sua capacitação. Para isso é importante que tenha consciência sobre que dificuldades fazem parte de sua vida e saber que é preciso conviver com elas. Com a consciência estabelecida é possível compreender a sua realidade e restaurar o equilíbrio de maneira que você aponte as adversidades e encare os problemas tomando a decisão de encontrar uma solução, investindo sua energia para solucionar tais adversidades. Desta forma você não somente aprendeu a tomar as rédias de sua vida, mas também a oportunidade de sair de sua zona de conforto e proporcionar crescimento a si próprio. Precisamos ter em mente três coisas importantes que são, a família, o trabalho e a vida.


Responsabilidade

Só você é responsável pelo seu conhecimento e sua aprendizagem. Você é quem dita o ritmo de sua vida e de aprendizagem.
Você é responsável pelos seus afazeres diários, não somente isso, mas também pela sua organização, sua autonomia e seu papel na sociedade no aspecto de interagir com as pessoas.


Pergunto: De que forma você pode trabalhar com esses aspectos?
Resposta: Você é capaz de aprender e integrar em seus hábitos tudo o que deseja, basta se expor a esta experiência!

Vamos nos expor?

Organize sua agenda diária/semanal e explane todas suas atividades, hora a hora - esta lhe auxiliará para gerenciar seu tempo a curto prazo. Com essa informação exposta visualmente você terá como enxergar tais atividades e realocá-las durante a semana, aprendendo a flexibilizar suas ações diárias. Veja como se organizar com o modelo a seguir:



Tente pensar em seus afazeres em grau de Importância, Urgência e Circunstância para que comece trabalhar com o equilíbrio de seu dia-a-dia. Essa ideia remete a metodologia que Christian nos ensina em seu livro a Tríade do Tempo, e que aplico em minhas atividades gerando resultados acima das minhas expectativas.

A esfera da importância é aquela que prioriza as coisas importantes em sua vida, aquelas que trazem resultados mais efetivos. Nelas se encontram as ações que quando executadas, fazem diferença em seu trabalho, em sua comunidade e para as pessoas que vivem com você. Essa é a esfera que te levará a alcançar seus objetivos na vida. As tarefas importantes tem prazo (horas, dias, semanas, meses, anos, etc) para serem feitas, caso contrário seriam urgentes. Essas atividades são pessoais, ou seja, nem sempre tem importância para os outros. Elas proporcionam prazer ao serem executadas, trazem algum tipo de resultado positivo a curto, médio ou longo prazo e em geral são espontâneas. Veja como se organizar com o modelo a seguir:



A esfera da urgência é toda aquela tarefa que deve ser feita imediatamente, que gera algum tipo de problema se não for executada, pois esta como o nome já diz, é urgente e não tem prazo, ela deve ser executada imediatamente. Essa esfera conhecemos muito bem, pois a maioria de nós convive com urgências diariamente. Há um erro muito comum que cometemos que é definir as urgências como prioridades e isso não é verdade, pois as esferas não se misturam porque a urgência como disse, nunca tem tempo e a importância tem planejamento.

Pergunto: E como fazer para reduzi-la?

Pense em suas atividades urgentes da semana e responda:

  1. Por que essa atividade foi urgente?
  2. Como eu poderia ter prevenido a urgência dessa atividade?
  3. Que atividades posso planejar para evitar essa urgência?
  4. É possível pedir a alguém que me ajude com essas atividades?


A esfera das circunstâncias exige maior preocupação e atenção, pois nos leva a fazer alguma coisa em função de uma situação, condição, ambiente ou de outra pessoa, independente de sua vontade. Nós muitas vezes aceitamos que as circunstâncias tomem conta de nossas vidas, quando estamos na posição de passageiro e permitimos que a vida faça escolhas para nós. Por isso essa esfera é a mais perigosa de todas. Algumas características comuns que estão nessa esfera são:

  • coisas que você faz em excesso e levam a perder tempo desnecessariamente; 
  • estão contra a nossa plena vontade; 
  • podem ser importantes para os outros, mas nunca para nós; 
  • aceitamos por educação ou por medo de dizer não; 
  • não geram resultados; 
  • geram sensação de insatisfação, angústia, saturamento ou decepção.


Pergunto: E como fazer para reduzi-la?

Se encarregue de manter o foco e fazer as escolhas certas.


Veja, o equilíbrio dessas esferas em nossas vidas deve ser trabalhado para que possamos conviver bem com nós mesmos e manter nossas vidas baseadas nas coisas importantes, reduzindo as urgências e as circunstâncias. Tente pensar nas esferas como 70% de atividades importantes, 20% de urgentes e somente 10% de circunstanciais. Para exemplificar isso melhor, imagine 40 horas semanais de trabalho. Dessas horas, 28 seriam dedicadas as tarefas importantes para seu trabalho e relacionamentos, 8 horas para atender às urgências que podem ocorrer e 4 horas para as circunstâncias.

Se organize e tente incorporar essas ideias em seu cotidiano, assumindo uma postura mais assertiva e de proatividade.

Veja por onde começar...

Além das atividades de curto prazo (agenda semanal), como o exemplo citado acima, a médio prazo, você pode se planejar montando uma tabela bem simples conforme o exemplo a seguir:



Desta forma você consegue visualizar e ir acompanhando se os indicadores estão funcionando bem para seu planejamento e caso não esteja, troque a forma de agir.

A longo prazo você pode organizar suas ideias em uma tabela com as metas a alcançar. Sugiro os seguintes campos como no exemplo a seguir:



OBS.:  Ações: passos iniciais (menores) para alcançar as metas. Você deve considerar o passo a passo, a quebra de ações grandes em menores para conseguir concluir dentro do prazo estabelecido.

Essas tabelas de curto, médio e longo prazo podem lhe auxiliar muito bem, desde que as deixe visíveis para que as tenha sempre a mão e possa fazer alterações quando necessário.

A mudança de hábitos as vezes demora um pouco para ser habilitada em nossas vidas, mas se quisermos realmente, podemos incorporar qualquer coisa e fazer com que se tornem parte de nossas vidas até mesmo de forma inconsciente.

Então experiente e faças as mudanças que deseja para sua vida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e fale se a informação ou experiência lhe ajudou.